quinta-feira, 5 de maio de 2011

8 perguntas construtivasdesconstrutivas para cássio amaral


filtro do fotoscape em cima de uma foto do cássio amaral




1-O que faz um texto ser poesia?

Vida e vivência. Vida e vivência trazem poesia junto com uma potência única que é o olhar de cada um que se propõe a fazer poesia. É interessante dizer que poesia não tem nada a ver com beletrismo, mas é uma beleza ímpar que está na música, nos grafites, nos néons, nas telas de pinturas, no cinema, na dança, na fotografia, no teatro.
É complicado definir poesia em si,mas poesia é sobretudo transgressão e meditação no meu entendimento. Uma trepada entre o Zen e o Rock and Roll.

Vi recentemente a entrevista de Eduardo Galeano, que escreveu As veias abertas da América Latina na TV CULTURA, ele falava da perda do cachorro dele, da saudade disso, da amizade com seu cão. Tínhamos um cachorro quando viemos para o litoral de Santa Catarina, o interessante na fala do Galeano é que todos temos sentimentos, e isso é o que traz poesia, um texto só é poesia quando se tem além de domínio de linguagem sentimento. Mas não é só sentir e rimar limão com coração. É muito , muito além disso, é trabalho árduo, é jogo de palavras. Para um texto ser poesia ele tem que engolir a aurora como Manoel de Barros disse num de seus poemas, ou ser a liberdade da nossa linguagem como Leminski citou também. Mas ainda é conseguir entrar no sol e de lá do sol emitir faíscas, raios num mundo tão duro e embrutecido pelo consumismo exarcebado e egoísta. Um texto é poesia quando nos supera, quando nos toca, quando nos bate. É o gozo que temos diante de algo que nos transcende.



2-Usando uma frase do Aristóteles: “infere-se que não deliberamos a respeito dos fins, mas a respeito dos meios” relacione pra gente, por favor, o seu fazer poético com a frase para que possamos (se é que é possível, creio que não mas...) chegar perto da essência da sua poesia..

Mistura, simbiose, miscigenação, links com hipertexto, haikai, zen, surrealismo e psicodelismo em alguns poemas e contos. Fotografia, retrato de contexto que vivo e vivencio.


3- O que é Deus?

É o sêmen que nos fez, a vida, a arte, em tudo. Deus é o cisco sentado no banco da praça. É o sol. É prática do bem, fraternidade, humanismo. Deus é o amor fraternal, a razão fora de religiões. É a praticar o bem, sem necessariamente precisar de um templo, de uma MECA, de fundamentalismos baratos para matar ou morrer.
Enfim, Deus é você, eu , todos, por que temos a mesma essência, apesar que alguns se descarrilham na trajetória.

4-A Arte vale por si só ou ela vale-se de algo?

Vale-se de alma, de essência, de vida, por si só a arte banaliza-se.
A arte vale na medida do valor que damos a ela, no meu caso ela é sagrada, é algo que não tem preço. É como no filme do Modigliane, quando o Modigliano recusa-se vender o quadro dele para um ricaço, só porque o ricaço queria um quadro em casa.
A arte vale-se de potencialização de vida. Uma potência que é a transcendência, uma coisa que se chama verve. A verve no artista no olhar que ele tem do mundo.

5-Tive acesso a uma frase do Hegel a alguns anos e ela nunca mais saiu da minha cabeça:”a única lição prática da História é que ninguém aprende com lições práticas da História”. Gostaria de saber de você, como professor de História e questionador do mundo, até que ponto isso pode ser admitido?

O domínio sempre aconteceu e acontece no mundo. O ser humano tem memória, mas infelizmente essa memória parece que se perde no tempo e espaço, principalmente no nosso país. O que vale é o vivido, pode ser admitido quando somos egoístas, quando não vemos os outros, quando somos ludibriados e vilipendiados, assim como os países “ricos “ dominam os outros e justificam esse domínio como um bem comum à própria humanidade.

6-Considerando que os poetas são alienados a várias coisas, não fazendo deles seres nem piores nem melhores, fale-nos sobre a transferência artística e alienação dos poetas.

A alienação as coisas ruins , as guerras, as violências é algo positivo para os poetas, mas toda alienação é ruim. A transferência artística dessa alienação é ver algo bom ainda, a beleza, a essência, a produção do contexto que se vive dentro da poesia.

7-quais os escritores, poetas, ou artistas em geral da atualidade que você considera como sendo admiráveis a ponto de citar? (não vale os que você conhece. Somente os que você nunca trocou uma palavra)

Pergunta difícil.
No sudeste sou admirador de muitos amigos que são poetas , escritores, músicos, artista plásticos, dramturgos e artistas em geral.
Citar é complicado, mas vou citar o Rubens da Cunha daqui de Santa Catarina, o Jorge Vicente de Portugal, Henrique Pimenta de Mato Grosso. Bom, o Ítalo Puccini de Jaraguá do Sul. Me desculpe, citar é complicado demais, acabamos pegando nisso.


8-A política está um escândalo só. Ou melhor, inúmeros escândalos. Ontem mesmo o diretório nacional do partido do PT aceitou o retorno do ex-tesoureiro Delúbio Soares, um dos envolvidos no mensalão. Estamos todos mesmo de braços cruzados frente a isso como bons subversivos de meia-pataca? Será que existe mesmo algum ostracismo mais prolongado na política do Brasil?

Sim existe, precisamos acordar, ter mais atuação, sermos mais cidadãos, algo como mobilização, sairmos ás ruas para bater panelas, cobrar de nossos políticos. Tira-los do poder quando existir mensalão, dizimão, cuecão, meião, é necessário lutarmos para a prática da lei, da punição, somos subversidos de meia pataca,mas ainda podemos agir, mobilizar. Penso na mobilização, embora isso não ocorra muito hoje. Mas é necessário voltarmos às ruas. A mudança mesmo só vai vir de nós. O Brasil sempre foi corrupto, um país extremamente rico e o povo ganhando o que ganha. Isso é inadimissível, precisamos agir, só a ação faz algum sentindo com relação a política, mesmo que seja através de abaixo-assinados e movimentações nas ruas, nas câmaras de vereadores, câmara dos deputados e senado.
Temos que cobrar dos políticos sim,mesmo que a mudança seja lenta,mas ela precisa acontecer. Veja o professor que é minha classe. É um absurdo o que ganhamos. O Brasil precisa investir em educação e parar com toda essa demagogia que sempre houve. A educação é o gargalo da mudança nesse país, de forma séria e sem demagogia como é feita hoje.

2 comentários:

  1. Maravilhosa entrevista, meus grandes Amigos!

    Muitos abraços de Portugal!
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo bate-papo, meus amigos!
    Aplaudo daqui!
    Abraços!

    ResponderExcluir